terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Suco do Hulk



Suco de maçã, gengibre e couve



Os pequenos descobridores daqui de casa têm asma. Semana passada entraram em crise por conta de uma reforma num dos apartamentos aqui no prédio. Já vi este filme várias vezes, sei o roteiro de cor: cansaço, ida ao ps, dor, chiado, sinusite, antibióticos, corticoides, noites em claro.



Desta vez porém, houve uma mudança espetacular no roteiro.

Pesquisei um pouco sobre frutas e vegetais que ajudam a expectoração e são anti-inflamatórios naturais como: couve, gengibre, agrião, maçã, hortelã, abacaxi, uva verde, limão, laranja, etc. Nós resolvemos apostar e incluímos na dieta dos meninos sucos verdes, que foram rapidamente apelidados por eles de "sucos do Hulk".


Para minha grande surpresa e alegria eles adoraram os sucos. Garanto que não são ruins, pelo contrário, são muito refrescantes e saborosos.

Geralmente bato no liquidificar um vegetal e duas frutas. Eles até ajudam a preparar escolhendo os ingredientes. Algumas misturas que fizemos por aqui e foram aprovadas:


Maçã, gengibre e couve
Mamão, laranja e couve
Abacaxi, hortelã e couve
Abacaxi, hortelã e uva verde
Morango, couve e pera
Laranja, cenoura e agrião
Laranja, pera e couve
Limão, abacaxi e hortelã
Abacaxi, agrião, gengibre e hortelã





JP de Hulk

E o resultado não poderia ser melhor. Em uma semana a medicação foi suspensa pelo pediatra ( só estão tomando agora o antibiótico e o anti-alérgico), os pulmões estão limpos, sem secreção. Nunca antes eles tiveram uma melhora tão rápida. 
Uma coisa é certa: estes sucos entraram no nosso cardápio para ficar!

Dicas que podem ajudar no preparo do suco:

Fazendo cubos de polpa couve
  • Eu congelo pedaços de abacaxi.
  • Uso cubos de couve ( lavo as folhas e deixo numa solução de cloro e água por 20 minutos, depois enxáguo e bato no liquidificador com 300 de água, passo pela peneira e distribuo em formas de gelo).
  • Estes cubinhos de couve podem ser usados em vários outros pratos: eu coloco no caldo do feijão, em frango cozido, sopa de legumes e até em carne moída. 
  • Se você picar com as mãos essas folhas e adicionar na salada de alface, seus filhos podem até comê-las sem perceber. Ás vezes, a relutância em comer vegetais é puro PRÉconceito. Ofereça-os de diferentes formas, não desanime. 
  • Se possível, use açúcar demerara ou mascavo e vá reduzindo a quantidade usada aos poucos. 

Para saber mais sobre as propriedades, clique sobre os nomes: agriãohortelã, couve.


Até mais!


6 comentários:

  1. eu amo suco verde aliás suco de frutas em geral e queria muito que meu filho também amasse, mas infelizmente ainda não consegui, ele me enrola e acaba não tomando, sempre protela dizendo que crianças como ele não gostam dessas coisas que adultos gostam e que quando ele for maior ele vai tomar e comer tudo o que peço... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL; TUDO: SUCO, FOTOS, TEXTO, DICAS! :)

    ResponderExcluir
  3. Amei as suas dicas! Não sabia desses efeitos todos que essas frutas e vegetais fazem no organismo assim!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Já imprimi o post e preguei na cozinha para minha mãe fazer depois! Rs
    Espero não ter reações alérgicas! rs
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir